segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Um Tsunami de Terror em Londres

09.08.2011

quando pensei em criar este blog, pensei nas estorias e historias que poderia contar, mas pensei principalmente no caracter delas; pensei que seriam mais as estorias de cariz comico do que as estorias tragicas! Infelizmente, com o passar dos tempos dou comigo a escrever mais sobre o que nao gosto, o que me desagrada e perturba.

Ontem, o impensavel aconteceu, quando a meio da tarde a direccao da empresa onde trabalho comunicou a toda a companhia que a policia metropolitana tinha motivos para acreditar a nossa cidadezita poderia estar na lista dos vandalos que infelizmente vem perturbando os Londrinos desde Sabado passado. Como devem calcular, a partir daquele momento ninguem conseguiu se concentrar a 100%, e visto que do segundo andar do escritorio temos uma vista previligiada sobre a praca principal, posso mesmo dizer que estavamos todos a trabalhar com um olho no computador e outro no desenrolar dos acontecimentos! Por volta das cinco horas ja nao havia sossego no escritorio, mas so depois de dada a ordem para "fechar" e enviar um ultimo e-mail, e que me apercebi da gravidade do que se estava a passar!

As ruas estavam cheias de gente "perdida" por nao saber o que fazer ou onde ir, por nao haver transportes e por nao poder fazer o caminho habitual ate casa... Os autocarros apilhavam-se nas ruas em filas interminaveis, os logistas fechavam rapidamente os seus estabelecimentos, e a maioria das pessoas tentava encontrar uma solucao! No meio da multidao de gente perdida e curiosos que sairam a rua para ver o que se passava encontravam-se muitas dezenas, senao centenas, de jovens encapuzados, vestidos completamente de preto e munidos com blocos de tijolo nos bolsos! Olhando para o ceu que sombriamente se fez mais cinzento que o normal pensei: "Estes sim estavam prestes a causar terror!" Mal sabia eu que o terror ja estava a acontecer nas ruas de Lewisham e que os delinquentes que pareciam estar como que perdidos por entre a multidao, estavam antes a preparar-se para voltar a atacar!

A caminho de casa, aproximei me da barreira policial pensando que poderia fazer o caminho de cerca de 10/15 minutos ate casa, mas nao, aparentemente a policia estava a fazer barreira para dispersar os criminosos e eu nao poderia continuar por ali! Pensando que os delinquentes se estavam a afastar, eu decidi aguardar para que pudesse ir para casa, mas minutos depois apercebo-me que a policia esta a afastar as pessoas do centro de Lewisham e noto ainda que o grupo de encapuzados comeca a juntar-se mais e mais, e a chegar-se cada vez mais perto da policia com ar desafiador e tom de deboche! Estala a confusao mais uma vez, vejo gente a correr em todas as direccoes (estavamos entre duas barreiras policiais, e sem muito espaco para onde fugir) e quando dou comigo estou metida dentro de um dos autocarros que ali estava enfileirado na Avenida principal! Ma ideia pensei, sabendo do que estes jovens fizeram nas noites anteriores (autocarros foram apedrejados, destruidos, incendiados e muitos dos ocupantes sairam feridos)!

Assim que o motorista abre a porta, saio a correr e decido aventurar-me por ruas desconhecidas, na procura de um caminho ate casa... Senti-me num labirinto, sem saber ao certo em que ruas virar, e sem saber se iria encontrar alguma "surpresa" pelo caminho. Felizmente, nao estava sozinha. Outras tantas pessoas, possivelmente na mesma procura se faziam pelas estradas desconhecidas. Pelo caminho passava por varios dos encapuzados que dispersaram.... Nada agradavel!!!

Chego a casa mais de uma hora e meia depois e o alivio de estar em casa e tremendo, mas a primeira reaccao e ligar para os amigos e familia para saber como estao! Felizmente todos bem!

Uma vergonha que num pais como este, tao presado pelo alto nivel de educacao, os jovens sejam tao ocos de inteligencia! Tudo isto comecou na semana passada, quando a policia se envolveu em confrontos com jovens numa localidade no norte de Londres onde um jovem foi alvejado e faleceu! Pelo que entendo, ha uma investigacao a decorrer para apurar responsabilidades mas os jovens decidiram tratar do assunto a sua maneira e comecaram por atacar a localidade de Tottenham no Sabado! A moda rapidamente se espalhou por Hackney e na noite de Domingo a furia chegou a mais localidades! Ontem o terror espalhou-se por praticamente toda a cidade de Londres! Os ataques tambem aconteceram em Liverpool, Brighton, Leeds e Birmingham!

Acordando esta manha pensei encontrar pior, mas em Lewisham as coisas estao melhores do que pensava, muitas lojas foram vandalizadas, casas roubadas e carros incendiados, mas ainda assim zonas nada de comparavel com o que aconteceu em Peckham, Clapham ou Croydon, onde muitos edificios foram saqueados e incendiados! Cambada de oportunistas, que nao estao interessados em protestar, mas sim em roubar tudo o que podem (vestuario, calcado, telemoveis, televisoes, dinheiro, bebidas alcoolicas,...) Muitas pessoas "encurraladas" na confusao foram tambem agredidas e roubadas! Um pouco por toda a cidade de Londres ainda se podem encontrar edificios em fogo, lojas e habitacoes saqueadas e vandalizadas e muita gente aterrorizada! Infelizmente esta tambem confirmada a morte de um jovem de 26 anos que foi atacado e alvejado!

Esta manha, voltamos a ser evacuados do escritorio por motivos de seguranca! Mais uma vez a policia acredita que os delinquentes vao voltar a atacar!

A policia esta nas ruas, mas em numero bastante inferior, e numa situacao tao imprevisivel como esta como podem estar em todo o lado?!! Ainda assim, o governo quer cortar ainda mais no numero de policiais! Como e possivel? Numa sociedade que se prepara para os Jogos Olimpicos.... Como e possivel??!!!

E onde estao os familiares destes delinquentes? Nao sabem, nem procuram saber o que andam a fazer os seus filhos, sobrinhos, netos, ...???

Shocking!!!
Violencia no seu pior!!!
O Vandalismo que nao tem justificacao, porque a crise nao faz de nos criminosos!!!

2 comentários:

  1. sera q são delinquentes mesmo? ou você que é conformado demais?

    ResponderEliminar
  2. ...para mim sao mesmo delinquentes! sou a favor de protestos mas nao concordo com vandalismo, com o saquear de lojas e lares, com a agressao e a violencia, com o espancamento e a morte de inocentes que apenas queriam proteger suas casas, familias e negocios de uma vida! conformada? nunca! mas justa (ou pelo menos tento ser!)

    ResponderEliminar