domingo, 28 de março de 2010

A ‘Hora do Planeta’

A 'Hora do Planeta' foi criada com a finalidade de acordar o mundo para os problemas causados pelas alteracoes climaticas! Realizado entre as 20h30 e as 21h30 do dia 28 Março, sob iniciativa do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o evento de 2010 registou um recorde de adesao em Portugal e no Mundo, com apoio de 25 municipios portugueses (mais do dobro de 2009), e 121 paises.
O gesto simbolico de luzes desligadas contou com o apoio das Camaras Municipais de Lisboa, Porto, Faro, Almeirim, Vila Real, Horta (Açores), Aveiro, Esposende, Águeda, Angra do Heroísmo (Açores), Vila Nova de Famalicão, Loulé, Albufeira, Viseu, Tomar, Lajes do Pico (Açores), a vila de Sintra, Amadora, Mirandela, Guarda, Matosinhos, Lamego, Setúbal e Sertã, onde foram apagadas as luzes de monumentos, pontes, igrejas e servicos municipais. Desta vez, a estatua do Marques de Pombal, em Lisboa, também aderiu e esteve as escuras durante a ‘Hora do Planeta’.
Dos monumentos mais emblematicos participantes no evento pela promocao e consciencializacao sobre a mudança climática, destaco a Torre Eiffel, que apenas ficou no escuro por cinco minutos e por isso teve a seus pés mil e 600 velas acesas em forma de 60, em referência aos minutos que a manifestação deveria durar. De entre os outros locais mais conhecidos encontram-se o Louvre, a Catedral de Notre Dame, a praça da Concórdia, a ópera Garnier e as pontes sobre o rio Sena, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o palácio de Buckingham em Londres, e a Esfinge no Egipto, a Cidade Proibida e o emblemático Ninho do Passaro em Pequim, o Memorial da Paz de Hiroshima no Japao, a Opera e a ponte de Sydney na Australia.
Foi na Australia que o movimento nasceu em 2007, quando cerca de 2,2 milhoes de pessoas em Sydney permaneceram às escuras durante 60 minutos para sensibilizar a opinião pública sobre o consumo excessivo de eletricidade e a poluiçao por dioxido de carbono. Este ano, varias multinacionais, como a Google, a Coca-Cola e o McDonalds, aceitaram participar do apagão e estiveram as escuras pela ‘Hora do Planeta’.

Sem comentários:

Enviar um comentário